PROJETO VIDA: VALORIZAÇÃO, INCLUSÃO, INCENTIVO E DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E/OU ADOLESCENTES, ATRAVÉS DE AÇÕES PSICOEDUCACIONAIS

Este projeto tem a finalidade de executar ações voltadas à criança e/ou adolescente, inclusive com deficiência visual e/ou múltiplas deficiências, visando contribuir para a formação da criança ou adolescente em situação de vulnerabilidade social, por meio de ações sociais, culturais, psicoeducacionais e educacionais, garantindo a efetivação de seus direitos e exercício da cidadania. 

Os momentos são desenvolvidos pela educadora social juntamente a equipe multidisciplinar da ADVAMPE. Com este projeto desenvolvemos: VISITAS DOMICILIARES as casas do público atendido, a saber, crianças/adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social, para que possam ser compreendidas as necessidades de cada um (a). ESPAÇO SEGURO DE ESCUTA das demandas e necessidades emocionais do público alvo e de suas famílias.

GRUPOS DE CONVÍVIO E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS, com rodas de conversas, oficinas, contação de histórias e pinturas. Realizamos sempre que possível e necessário, obedecendo a datas importantes, PASSEIOS ARTÍSTICOS-CULTURAIS e comemorações diversas (festa junina, natal, páscoa, etc) pelos locais da cidade, valorizando a nossa cultura Garanhuense e Pernambucana. Realizamos ATIVIDADES PEDAGÓGICAS semanais e individuais, obedecendo e apoiando as demandas e particularidades de cada criança/adolescente, com vistas a incentivá-los na continuidade de seus estudos, sendo um critério para participação do projeto, a frequência escolar. Aqui o objetivo é fortalecer alianças na/para educação de qualidade, através do incentivo a aprendizagem de cada um (a). Atividades de INCLUSÃO DIGITAL, utilizando-se de tecnologias da informação como instrumento de construção e interação entre educação, tecnologia e cidadania. Atividade JOGARTE que auxilia no desenvolvimento das crianças/adolescentes, através da expressão corporal juntamente com a prática esportiva, brincadeiras, jogos de tabuleiro, etc. Os participantes expressam seus sentimentos, e em grupos aprendem a ganhar e perder, a se comunicar melhor uns com os outros, a enfrentar barreiras e descobrir seus próprios limites. A ação CIDADANIA – VALORES ÉTICOS E MORAIS, onde haverá ações de conscientização da necessidade de respeitos entre todos, através do reconhecimento, da aplicação de direitos e deveres de cada um, formando valores éticos e morais para o exercício da cidadania (claro esses temas e ações respeitam a faixa etária de cada indivíduo). Por fim, ações voltadas à FAMÍLIA, estimulando a participação dos responsáveis nas ações propostas, em encontros a serem pensados e programados pela equipe da entidade, os temas a serem trabalhados serão relevantes para as famílias e que possam servir de trocas de experiências e vivências entres os participantes.

 

O projeto é uma parceria entre a ADVAMPE e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica).

 

 

Descrição das imagens: Na primeira foto, grupo de oito crianças realizando dinâmica com a psicóloga da entidade. Na segunda foto, grupo de seis crianças assistindo vídeo educativo.