CAMINHANDO JUNTOS PARA UMA VIDA MELHOR: INTERVENÇÕES SOCIAIS COM GRUPOS DE IDOSOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Este projeto tem a finalidade de executar ações de intervenção social e incentivo, que sejam capazes de desenvolver as potencialidades, a sociabilidade e convivência, além de auxiliar no enfrentamento e compreensão dos desafios do envelhecimento e na descoberta das potencialidades da pessoa idosa com deficiência visual. O projeto visa atender 20 pessoas idosas com deficiência visual.

São realizados nesse projeto, atendimentos individuais por meio de visitações domiciliares, ligações e/ou vídeo chamadas, onde a psicóloga se conecta ao usuário (mesmo que em alguns momentos remotos), realizando assim, um momento de escuta, apoio, conhecimento de demandas daquele indivíduo, que servem inclusive, de auxílio para planejamento específico das ações em grupo. Também realizamos encontros em grupo para idosos, que podem ser considerados espaços que utilizam o diálogo e a comunicação como a base de suas atividades. São inúmeros os benefícios advindos da participação neste tipo de proposta de intervenção: trocas sociais, de experiências e dificuldades, aprendizagens, estímulo das capacidades cognitivas, apoio emocional, favorecimento de sentimentos positivos, compartilhamento de preocupações, dúvidas e medos e a emergência de soluções criativas para os problemas enfrentados no cotidiano (Mendizábal, 2004).

 

O projeto é uma parceria da ADVAMPE com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDI).

 

Descrição da imagem: foto de um dos encontros do projeto Alegria Renovada. Na foto estão sentados um grupo de 7 (sete) idosos e a psicóloga da entidade, que veste um jaleco branco.